Carina Hurtado é mãe, advogada, fundadora e gestora do escritório Hurtado Advogados Associados, além de conselheira estadual da OAB Rondônia. Mulher preta, acredita que a advocacia deve ser exercida com excelência técnica, mas também com humanidade, escuta ativa e compromisso com a responsabilidade social.
“A Bata do Feijão”: lançamento de documentário celebra tradição rural de Feira de Santana através da dança e da música.
Curta-metragem lançado neste domingo (16) tem como palco o distrito da Matinha, localizado a 15 km do Centro da cidade, e usa licença poética para representar manifestção cultural.

No dia, 16 de março, o Galpão Cultural Tambores Urbanos, em Feira de Santana (BA), foi palco do lançamento do documentário "A Bata do Feijão", curta-metragem que homenageia uma das manifestações culturais mais tradicionais e autênticas do distrito da Matinha: a bata do feijão, expressão que une dança, música e celebração comunitária.
O evento, com entrada gratuita, contou com apresentações do grupo de dança SOPROCOS, da banda AfroPop, do Studio Cleide Santos – "Instituição de Dança Salva Vidas" – e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento. As candidatas ao concurso Miss Afro Feira de Santana 2025, organizado pelo coletivo MoviAfro, também marcaram presença na programação.
Com direção geral de Mari Falcão, coordenação executiva de Rafaela Augusto e direção de imagem e edição de Assivaldo Santos, o documentário foi idealizado para registrar a tradição da bata do feijão e, ao mesmo tempo, construir uma performance contemporânea como forma de preservação e difusão da cultura local.
Devido à seca que atingiu a região em 2024, a equipe não conseguiu registrar o ritual em sua forma original. Como alternativa, produziu uma representação artística e reuniu imagens de edições anteriores, além de depoimentos de importantes figuras da comunidade, como Dona Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira.
O projeto também promoveu cinco oficinas de dança gratuitas em comunidades dos bairros Irmã Dulce, Tomba, distrito da Matinha e povoado Alecrim Miúdo, ampliando o acesso à arte e à cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Bata do Feijão foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo). O projeto conta com o apoio financeiro do Município de Feira de Santana e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos direcionados pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Mais informações:
Agência Amuleto
(75) 98179-4539
Instagram: @doc_batadofeijao
Crédito das fotos: Assivaldo Santos
Leia as últimas matérias,
Janeiro Branco: naturalização da exaustão materna adoece mães e impacta vínculos na infância.
Psicóloga Maiumi Souza alerta para o esgotamento emocional invisibilizado na maternidade e defende cuidado coletivo
Quadro mulheres que inspiram por Alana Vieira.
Por Alana Vieira -quadro "Mulheres que inspiram"




